CartaExpressa

Renan Calheiros critica participação de Lira no Carnaval no Rio de Janeiro: ‘Nota zero’

Os dois políticos estão de lados opostos na situação que envolve o afundamento do solo em Maceió causado pela Braskem; município patrocinou enredo e foi tema da escola de samba Beija-Flor

Renan Calheiros critica participação de Lira no Carnaval no Rio de Janeiro: ‘Nota zero’
Renan Calheiros critica participação de Lira no Carnaval no Rio de Janeiro: ‘Nota zero’
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador Renan Calheiros (MDB) criticou a participação do deputado Arthur Lira (PP-AL) no desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação homenageou Maceió no enredo após receber 8 milhões de reais de patrocínio da cidade.

Para Calheiros, porém, a situação seria ‘desumana’, uma vez que Maceió ainda não finalizou os tramites de indenização das famílias atingidas por um afundamento de solo causado pela Braskem. Os dois políticos, vale lembrar, estão de lados opostos no caso. Enquanto Calheiros briga para que uma CPI saia do papel para responsabilizar a empresa pelo desastre, Lira cria obstáculos.

A crítica do senador foi publicada nas redes sociais, logo após as imagens da ‘folia’ de Lira no Sambódromo da Marquês de Sapucaí viralizarem.

“As vítimas da Braskem estão abandonadas, mas os foliões que coreografaram acordos ilegais deliram na avenida, inebriados pelo dinheiro público. Preço tem: R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió torrados no Rio. É desumano e cruel”, escreveu Calheiros. “Merece nota zero em todos os quesitos”, completou em seguida.

Lira, por sua vez, não respondeu diretamente o senador. Já sobre sua participação no desfile, o parlamentar classificou o momento como ‘histórico’.

“Este momento histórico não só fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos, mas também nos permite exibir com orgulho nossas raízes ao mundo. Viva o carnaval e celebremos juntos a rica história e cultura de Maceió!”, escreveu Lira logo após o desfile.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo