CartaExpressa
Relator retira trecho que tornaria obrigatório o pagamento de emendas do orçamento secreto
A LDO seria votada nesta segunda, mas a falta de acordo fez com que a sessão fosse interrompida e reagendada para a terça 12
O senador Marcos do Val (Podemos-ES), relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, retirou de seu parecer o trecho que tornaria obrigatória a execução das emendas de relator, a formarem o orçamento secreto.
“Estou suprimindo de pronto o artigo 81-A, relativo à impositividade da RP9”, anunciou do Val na sessão desta segunda-feira 11. O movimento já havia sido antecipado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após reunião com líderes parlamentares em Brasília.
A retirada de trecho do texto levou a mudanças na programação. A LDO seria votada nesta segunda, mas a falta de acordo fez com que a sessão fosse interrompida e reagendada para a terça 12.
A jornalistas, Pacheco afirmou que “a impositividade” da execução das emendas “pode ser algo positivo em algum momento”. Ponderou, no entanto, que para isso é necessário haver “antes uma assimilação melhor”.
Neste ano, foram aprovados 16,5 bilhões de reais em emendas de relator, sendo que 5,8 bilhões já foram empenhados. Para 2023, o valor deve atingir 19 bilhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fachin nega pedido de investigação do orçamento secreto para não piorar crise
Por Estadão Conteúdo
Parlamentares pedem ao TCU que investigue suposto uso de orçamento secreto em fraudes no SUS
Por CartaCapital
Senadores que ajudaram a eleger Pacheco receberam R$ 2,3 bilhões do orçamento secreto
Por CartaCapital


