CartaExpressa
‘Reafirmo meu voto em Lula’, diz Amoêdo após o Novo suspender sua filiação
O ex-presidenciável declarou que adotará ‘as medidas jurídicas adequadas’ contra a decisão
Ex-presidente do Novo e ex-candidato à Presidência da República, o empresário João Amoêdo reafirmou nesta quinta-feira 27 seu voto em Lula (PT) no próximo domingo 30, disse reagir com “indignação” à decisão do partido de suspender sua filiação e prometeu recorrer da punição.
Por 4 votos a 3, a Comissão de Ética do Novo anunciou nesta quinta a suspensão da filiação de Amoêdo por declarar apoio ao petista. Em 19 de outubro, o presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, afirmou que a decisão tomada após o primeiro turno não contempla a possibilidade de voto em Lula.
Em publicação nas redes sociais nesta quinta, Amoêdo afirmou que o Novo “tem uma Diretriz Partidária, em vigor, que coloca a instituição como oposição ao governo Bolsonaro nas eleições de 2022”. Ele disse acreditar que a denúncia apresentada por “aliados do presidente Bolsonaro” e a condução do processo na comissão indicam “um movimento arquitetado para constranger outros filiados”.
O ex-presidenciável declarou ainda que adotará “as medidas jurídicas adequadas” contra a suspensão. “Reafirmo meu voto em Lula no próximo domingo”, emendou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula presidente
Por Marcos Coimbra
Campanha de Lula entra com notícia-crime contra Beto Carrero por promoção em alusão ao PT
Por CartaCapital
Lula lidera com folga na Bahia e Jerônimo tem vantagem sobre ACM Neto, diz Paraná
Por CartaCapital


