CartaExpressa
Quem é o homem preso pela PF pelo envolvimento na chacina de Unaí
Condenado pela Justiça, Hugo Pimenta estava foragido e portava passaporte falso ao ser preso


A Polícia Federal (PF) prendeu Hugo Pimenta, um dos condenados pela chacina de Unaí. Pimenta foi preso na madrugada desta terça-feira 13.
Ele estava em um hotel em Campo Grande (MS) ao ser preso. Segundo a PF, o responsável pelo caso portava um passaporte falso.
Foragido desde setembro de 2023, Hugo Pimenta foi condenado a 96 anos de prisão – apesar de que a pena foi reduzida em seguida, graças a um acordo de delação premiada – pela chacina de Unaí.
O caso aconteceu em janeiro de 2004. Auditores fiscais do trabalho e um motorista foram assassinados em uma emboscada na zona rural de Unaí. Eles investigavam denúncias de trabalho escravo no local.
Antério Mânica – ex-prefeito da cidade – e seu irmão, Norberto Mânica, foram apontados como mandantes do crime. Norberto, aliás, segue foragido.
Além de Hugo Pimenta, José Alberto de Castro, Rogério Alan Rocha, Erinaldo Silva e William Gomes de Miranda também foram condenados por conta da chacina.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STJ autoriza a prisão de 3 condenados pela Chacina de Unaí
Por CartaCapital
Ação da PM leva Ouvidoria da Polícia de SP à Baixada Santista
Por Agência Brasil
Polícia prende homem com 452 cartões no Sambódromo de São Paulo
Por CartaCapital