CartaExpressa

Quem é Carlos Jordy, o deputado bolsonarista alvo da Operação Lesa Pátria

Parlamentar já chegou a pedir impeachment do presidente Lula (PT) pelo 8 de Janeiro

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), alvo da Operação Lesa Pátria. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Alvo da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos antidemocráticos culminados no 8 de Janeiro, o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) é o líder da oposição na Câmara dos Deputados.

Próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jordy chegou à Câmara em 2019, depois de ter sido eleito no pleito de 2018. Já em 2022, o bolsonarista obteve 114 mil votos no estado do Rio de Janeiro.

Antes, Jordy tinha sido vereador em Niterói (2017-2019), cidade em que pretende se candidatar a prefeito na eleição deste ano. 

As suspeitas de envolvimento de Jordy com o 8 de Janeiro não são de agora. No início do ano passado, o Grupo Prerrogativas – corpo de juristas ligado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – chegou a pedir a suspensão da posse de Jordy na Câmara. 

O argumento era que ele e outros deputados tinham incitado os ataques às sedes dos Três Poderes. O pedido, entretanto, foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Apesar de estar na mira da Operação Lesa Pátria, o próprio Jordy já tinha se manifestado sobre o tema na Câmara. O parlamentar chegou a apresentar um pedido de impeachment contra Lula, em março do ano passado.

O bolsonarista argumentava que o presidente teria sido omisso no 8 de Janeiro, de modo que teria cometido crime de responsabilidade. O pedido, porém, foi arquivado pela Câmara. 

Outro caso recente envolvendo Carlos Jordy aconteceu em 2022, quando o parlamentar foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização de cerca de 66 mil reais ao youtuber Felipe Neto. Na ocasião, Jordy associou o influenciador ao massacre ocorrido em uma escola pública em Suzano (SP), em 2019. A acusação foi feita através de postagem no antigo Twitter, sem apresentar provas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar