CartaExpressa

PT entra com ação no STF para afastamento imediato de Salles

PT entra com ação no STF para afastamento imediato de Salles

A ação é assinada por 53 deputados do partido

 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada do PT na Câmara dos Deputados entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal em que pede o afastamento imediato do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Os parlamentares citam na ação a Operação Akuanduba da Polícia Federal, que investiga atos que afrouxaram as regras de controle para exportação de madeira no qual Salles é investigado.

“A atuação do ministro do Meio Ambiente, na sequência dos acontecimentos, revela um total descolamento das atribuições do cargo que exerce, que deveria se pautar pela defesa do meio ambiente e pela fiscalização de atividades ilegais que resultam em dano ao patrimônio ambiental brasileiro”, justificam os deputados.

Na quarta-feira 19,  foram realizadas buscas e apreensões em endereços residenciais do ministro em São Paulo, no endereço funcional em Brasília e também no gabinete que ele montou no Pará.

“Ao contrário do que se esperava da atuação do ministro, ele vem atuando, segundo narrado na notícia crime citada, em defesa dos interesses dos madeireiros que realizaram as extrações ilegais e criminosas”, acrescentam.

A operação também resultou no afastamento do presidente do Ibama, Eduardo Bim.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem