CartaExpressa

PSOL pede que Tarcísio seja investigado por dispor de sede do governo como ‘QG do golpe’

Os parlamentares questionam o fato de integrantes do PL terem utilizado do Palácio dos Bandeirantes antes de irem a ato a favor de Jair Bolsonaro

Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em ato na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) - Reprodução YouTube/ Silas Malafaia
Apoie Siga-nos no

Parlamentares do PSOL ingressaram com representações em órgãos de Justiça do estado de São Paulo requerendo que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja investigado por suposto abuso de poder político e econômico e improbidade.

Os pedidos contestam o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter utilizado do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, como um ‘QG do Golpe”, antes da manifestação política a favor do ex-capitão realizada no domingo 25, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Foram divulgadas informações e imagens de que o ex-presidente se utilizou das dependências do Palácio antes de ir ao ato, tendo inclusive chegado acompanhado de Tarcísio. O local também acabou servindo de base para outros integrantes do PL que fizeram parte da manifestação.

Nas peças, encaminhadas ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público do estado, os proponentes reforçam ser o Palácio dos Bandeirantes ‘um bem público sustentado pelo erário, tendo como destinação, portanto, o maior interesse público, salvo de utilização por interesses privados do Governador’.

“Neste mote, a utilização do Palácio dos Bandeirantes para fins político partidários de interesse particular do Governador caracteriza verdadeiro abuso de poder político e econômico para fins eleitorais, além de ato de improbidade, solicitando-se deste órgão a apuração do fato narrado com as medidas cabíveis de responsabilização dos envolvidos”, acrescentam a deputada federal Luciene Cavalcante, em conjunto com o deputado estadual Carlos Giannazi e com o vereador Celso Giannazi.

Os psolistas também já haviam entrado com uma ação anterior apontando ‘ilegalidade’ na hospedagem de Bolsonaro na sede do governo paulista.


O advogado e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano comenta as possíveis consequências do discurso realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a seus apoiadores. Confira a análise no canal de CartaCapital no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar