CartaExpressa

PSOL pede que Tarcísio seja investigado por dispor de sede do governo como ‘QG do golpe’

Os parlamentares questionam o fato de integrantes do PL terem utilizado do Palácio dos Bandeirantes antes de irem a ato a favor de Jair Bolsonaro

PSOL pede que Tarcísio seja investigado por dispor de sede do governo como ‘QG do golpe’
PSOL pede que Tarcísio seja investigado por dispor de sede do governo como ‘QG do golpe’
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em ato na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) - Reprodução YouTube/ Silas Malafaia
Apoie Siga-nos no

Parlamentares do PSOL ingressaram com representações em órgãos de Justiça do estado de São Paulo requerendo que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja investigado por suposto abuso de poder político e econômico e improbidade.

Os pedidos contestam o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter utilizado do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, como um ‘QG do Golpe”, antes da manifestação política a favor do ex-capitão realizada no domingo 25, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Foram divulgadas informações e imagens de que o ex-presidente se utilizou das dependências do Palácio antes de ir ao ato, tendo inclusive chegado acompanhado de Tarcísio. O local também acabou servindo de base para outros integrantes do PL que fizeram parte da manifestação.

Nas peças, encaminhadas ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público do estado, os proponentes reforçam ser o Palácio dos Bandeirantes ‘um bem público sustentado pelo erário, tendo como destinação, portanto, o maior interesse público, salvo de utilização por interesses privados do Governador’.

“Neste mote, a utilização do Palácio dos Bandeirantes para fins político partidários de interesse particular do Governador caracteriza verdadeiro abuso de poder político e econômico para fins eleitorais, além de ato de improbidade, solicitando-se deste órgão a apuração do fato narrado com as medidas cabíveis de responsabilização dos envolvidos”, acrescentam a deputada federal Luciene Cavalcante, em conjunto com o deputado estadual Carlos Giannazi e com o vereador Celso Giannazi.

Os psolistas também já haviam entrado com uma ação anterior apontando ‘ilegalidade’ na hospedagem de Bolsonaro na sede do governo paulista.


O advogado e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano comenta as possíveis consequências do discurso realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a seus apoiadores. Confira a análise no canal de CartaCapital no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo