CartaExpressa
PSDB vai à Justiça para impedir o governo Lula de chamar o impeachment de golpe
A decisão foi tomada dias depois de o site oficial da gestão federal utilizar a expressão


O PSDB anunciou ter acionado a Justiça Federal para impedir que o governo Lula (PT) use o termo “golpe” para se referir ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. A decisão foi tomada dias depois de o site oficial da gestão federal utilizar a expressão.
A palavra “golpe” consta de um texto sobre a nova diretoria da Empresa Brasileira de Comunicação, ligada à Secretaria Especial de Comunicação Social. A matéria cita a extinção do Conselho Curador, em 2017, pelo então presidente Michel Temer (MDB), como “cassado após o golpe”.
Os tucanos pedem à Justiça a retirada do termo “golpe” de “sites, propagandas e outros meios de comunicação oficiais ligados ao Governo Federal”.
“Afirmar que o impeachment de Dilma se constituiu em ‘golpe’ é ato desprovido de verdade. Golpe, no sentido político, é aquele em que os representantes eleitos são destituídos de seu cargo fora das regras previstas na Constituição Federal”, alega o partido na ação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Crise bolsonarista divide PSDB entre antipetismo e pragmatismo
Por Agência O Globo
Lula convida o presidente da Fiesp para reunião com comandantes militares
Por CartaCapital
Secom critica Folha por foto ‘não jornalística’ de Lula após atos golpistas em Brasília
Por CartaCapital