CartaExpressa
PSDB não afastará Eduardo Leite da presidência e recorrerá de decisão judicial
Segundo a sigla, sentença não produz efeitos imediatos na atual composição da diretoria
O PSDB informou nesta terça-feira 12 que não afastará a atual Comissão Executiva ou o seu presidente, o governador gaúcho Eduardo Leite.
O comunicado foi divulgado após uma decisão judicial determinar a realização, em até 30 dias, de uma nova eleição para a comissão. A sentença partiu da juíza Thais Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília.
“A decisão se restringiu à interpretação referente à segunda prorrogação do mandato da Executiva Nacional aprovada em fevereiro de 2022 (antes, inclusive, da composição da atual executiva)”, diz o PSDB, em nota. O partido avalia que a sentença não provoca o afastamento de Leite.
O PSDB anunciou também que recorrerá da decisão de primeiro grau, sob a alegação de que a determinação expressa pela juíza já está em andamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Leite diz desejar união com Zema e Tarcísio na eleição presidencial de 2026
Por Wendal Carmo
Por aliança com o MDB, federação PSDB-Cidadania deve apoiar Ricardo Nunes em SP
Por Wendal Carmo


