CartaExpressa

Procons vão monitorar preço dos combustíveis em postos de gasolina para ‘garantir’ redução

A ação ocorre por determinação da Senacon, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, após o anúncio de queda nos preços praticados pela Petrobras

Foto: EBC
Apoie Siga-nos no

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai monitorar os preços dos combustíveis em todo o país, após a Petrobras anunciar, na última terça-feira 16, uma redução nos preços do diesel e da gasolina. A ação consta em um ofício enviado ontem pelo Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, aos Procons estaduais e municipais do país.

De acordo com Damous, o monitoramento tem como objetivo garantir que a redução dos preços chegue, de fato, aos consumidores. “Nós queremos monitorar se essa redução chegou ao bolso das consumidoras e dos consumidores. Neste sentido eu solicitei aos Procons de todo o Brasil que exerçam a devida fiscalização”, explicou o secretário.

Mesmo com o anúncio de que a Petrobras reduziu, na venda para as distribuidoras, 44 centavos por litro no preço médio do diesel e 40 centavos  por litro no preço da gasolina, foram registrados casos de aumento de preços de combustíveis em postos do país. Damous afirmou que a medida não será admitida. “Esses postos estarão sob a nossa fiscalização e sanções serão aplicadas em caso de fraude”, disse Damous.

No ofício enviado aos Procons, a Senacon determina que seja feito um levantamento detalhado dos preços dos combustíveis em postos de diversas regiões. Os órgãos são orientados a notificar os estabelecimentos que forem identificados como infratores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar