Procon vai multar rede de supermercados por entregar bandeja de carne vazia a clientes

Unidades do Extra pediam que o pagamento do alimento fosse feito antes no caixa, como forma de coibir roubos, segundo cliente

Créditos: Reprodução Redes Sociais

Apoie Siga-nos no

O Procon afirmou nesta terça-feira 19 que irá multar a rede de supermercados Extra por discriminação e método vexatório de cobrança. A medida foi tomada depois que uma cliente do Extra Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, denunciou a entrega de bandejas de carne vazias aos clientes, até que o pagamento fosse feito nos caixas.

Em relato veiculado em uma rede social, a educadora Fabiana Ivo contou ter recebido uma bandeja vazia com o código de barras ao comprar carne no açougue da loja. A entrega do alimento, explicou, ficou condicionada ao pagamento. Ao questionar uma funcionária, teria ouvido que o objetivo do procedimento seria ‘evitar roubo’.

“Isso é uma afronta a toda a população das quebradas, duvido que o mesmo aconteça no Extra do Morumbi”, criticou Fabiana.

Clientes de lojas do Extra dos bairros Piraporinha, Avenida Cupecê, Cohab 2 e Belezinho, além de unidades em Santo André e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, corroboram essa percepção.

Segundo o diretor do Procon, Fernando Capez, se for comprovado que a prática era adotada em unidades da rede, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global e chegar a R$ 10,9 milhões.

“É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame”, disse o diretor em um vídeo divulgado pelo Procon nesta terça.


Em nota, o Extra afirmou que a prática não é pontual, mas também “não faz parte de sua política de atendimento”. A empresa falou em “falha de procedimento”. Ainda de acordo com o Extra, toda a rede “tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.