CartaExpressa
‘Problema interno dos EUA’: Barroso minimiza a divulgação de ofícios do STF
Em reação institucional, a Corte já havia questionado a importância do documento


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, minimizou nesta quinta-feira 18 a divulgação de ofícios da Corte por republicanos da Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. O documento apresenta ordens do ministro Alexandre de Moraes para suspender perfis e conteúdos nas redes sociais.
Questionado por jornalistas sobre a publicação do relatório, Barroso disse se tratar de “um problema interno dos Estados Unidos”. O documento reúne 88 ofícios do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e serviu, na prática, para a extrema-direita reforçar sua campanha contra o Supremo.
Em uma reação por escrito nesta quinta, o STF sustentou que o relatório não trata “das decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim dos ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão”.
Segundo o Tribunal, o documento promoveu desinformação. “É como se tivessem divulgado o mandado de prisão (e não a decisão que fundamentou a prisão) ou o ofício para cumprimento do bloqueio de uma conta (e não a decisão que fundamentou o bloqueio).”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF reage e diz que relatório dos EUA não mostra a íntegra das decisões
Por André Lucena
Comitê da Câmara dos EUA divulga relatório com decisões do STF envolvendo o X e fala em suposta censura
Por CartaCapital
Allan dos Santos telefonou e divulgou número de Moraes em live, aponta relatório
Por André Lucena