CartaExpressa
Primeiras doses de vacinas bivalentes contra a Covid chegam ao Brasil
A indicação é de que o imunizante seja utilizado como dose se reforço em grupos de maior risco, como idosos, imunossuprimidos e gestantes
As primeiras vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 chegaram nesta sexta-feira 9 ao Brasil. O lote é composto por 1,4 milhão de doses.
A expectativa é de que até o início da semana que vem o Brasil conte com 4,5 milhões de doses, já que uma nova remessa deve ser entregue entre o domingo 11 e a segunda-feira 12. Outras 4,4 milhões de vacinas bivalentes são esperadas até 19 de dezembro.
O imunizante disponibilizado utiliza a cepa original do Sars-CoV-2 e a variante Ômicron BA.1. A Pfizer também desenvolveu outra vacina com as subvariantes BA.4 e BA.5 e prevê disponibilizar ao Brasil 27,4 milhões de doses desse tipo.
Somando as duas, o Brasil contará com 36,3 milhões de doses da vacina bivalente.
A recomendação fornecida ao Ministério da Saúde por especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações é de que as vacinas sejam utilizadas como dose se reforço em grupos de maior risco, como idosos, imunossuprimidos e gestantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conheça Andrei Rodrigues, o diretor-geral da Polícia Federal no governo Lula
Por CartaCapital
Os desafios que se impõem a Lula na formação dos ministérios a partir de agora
Por Alisson Matos
Forças Armadas têm de defender o povo e a soberania, não fazer política, diz Lula
Por CartaCapital
Mauro Vieira volta ao Itamaraty para recuperar a imagem do Brasil após 4 anos de Bolsonaro
Por CartaCapital
Professor pode perder cargo após citar Bolsonaro durante explicação em aula de gramática
Por Ana Luiza Basilio


