CartaExpressa

Prestes a perder Turismo, Waguinho, marido de Daniela, ataca Padilha: ‘Parece atuar para fortalecer Bolsonaro’

O prefeito de Belford Roxo está em Brasília negociando uma ‘saída honrosa’ para a ministra, mas não esconde a frustração com a troca iminente

Fotos: Reprodução/Redes Sociais; e Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ) e marido da ministra do Turismo Daniela Carneiro, não esconde a frustração por estar prestes a perder o comando da pasta. Ao jornal O Globo desta quarta-feira 5, ele culpa Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, pela derrota.

Segundo defendeu o prefeito ao jornal, Padilha ‘não teve sensibilidade’ e estaria prejudicando Lula (PT) ao não impedir a demissão de Daniela. A expectativa é que a troca seja concretizada até, no máximo, sexta-feira, quando o comando deverá ser entregue ao deputado Celso Sabino, após pedido do União Brasil.

“O ministro das Relações Institucionais parece atuar, na verdade, para fortalecer Bolsonaro”, reclama Waguinho. “Padilha não está tendo a sensibilidade e o comprometimento com a valorização da mulher no espaço de poder, já que articula para a saída de uma deputada, a mais votada do Estado do Rio de Janeiro, evangélica, pela entrada de um homem ligado ao ex-presidente da República e sem qualquer compromisso com as pautas do governo Lula”, explica então sua posição.

Ainda ao jornal, Waguinho reforça que apoiará Lula mesmo se sua esposa for tirada do cargo, mas questiona a decisão do petista de aceitar a imposição do União Brasil. O grupo político do prefeito foi o responsável pelo palanque do presidente na baixada fluminense, berço eleitoral de Jair Bolsonaro (PL).

“Têm gestos que fazemos que são impagáveis. Só espero que sejamos tratados da mesma forma, com o mesmo empenho”, cobrou o prefeito. “Colocamos nossas vidas em risco, fomos atacados, ameaçados e amedrontados. Sempre serei Lula, mas quanto tempo levará para o governo se dar conta de tamanho erro?”, concluiu.

Waguinho está em Brasília negociando uma ‘saída honrosa’ para Daniela. A intenção é que ela seja realocada em outro cargo no governo federal. Há, também segundo o jornal O Globo, a sinalização de que Lula vá a Belford Roxo anunciar a construção de um hospital e uma unidade do Instituto Federal. Uma reunião conclusiva sobre o tema será realizada hoje entre Padilha e Waguinho.

A pressão do União Brasil, como já citado, é para que a mudança seja concretizada até sexta-feira. A ideia é que Sabino possa assumir a pasta antes do recesso parlamentar, contando assim com a presença de parlamentares no evento de posse. A visão é de que um evento com presença robusta de senadores e deputados demonstraria a força do novo ministro no Congresso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.