CartaExpressa
Pressionada, Daniela Carneiro tem reunião com Lula nesta terça-feira
O União Brasil, partido responsável pela indicação, já apontou, inclusive, um substituto para o Ministério do Turismo, trata-se do deputado Celso Sabino


A ministra do Turismo Daniela Carneiro se encontra, na manhã desta terça-feira 13, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio a pressões para deixar o cargo. O União Brasil, partido responsável pela indicação, já apontou, inclusive, um substituto para o posto, trata-se do deputado Celso Sabino (União-PA).
Devem participar do encontro, além de Lula e Daniela, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ) e marido da ministra. Ele já migrou para o Republicanos após divergências com a cúpula do União. Daniela, por sua vez, tenta fazer o mesmo caminho, mas aguarda autorização judicial.
O rompimento é o principal motivador para os pedidos do União para que Daniela seja demitida. A alegação é de que ela não representa mais o partido, que pede para manter o posto em troca do apoio parcial a Lula no Congresso Nacional.
Nesta segunda-feira, Padilha confirmou o pedido do União Brasil para rever o formato da sua participação no governo. A legenda conta com três ministérios. Além de Daniela, Waldez Goés, na Integração Regional, e Juscelino Filho, nas Comunicações, são indicações do União. Diferentemente da chefe do Turismo, não há sinalização de que os dois devem ser trocados.
O ministro reforçou que a decisão sobre uma eventual troca na Esplanada será de Lula. “Não tem nenhuma data definida, nenhum ministério definido. Mas a gente confirma que o União Brasil apontou o desejo e a vontade de reavaliar os ministros indicados pelo partido”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula fará reunião ministerial na quinta e não tomou decisão sobre troca no Turismo, diz Padilha
Por CartaCapital
Líder do governo vê ‘lógica’ na cobrança do União por troca no Ministério do Turismo
Por CartaCapital
Possível mudança no Ministério do Turismo seria um ‘voto de confiança’ ao União Brasil
Por Leonardo Miazzo
Bivar defende troca no Turismo e diz que indicação de Sabino vai ‘garantir apoio no Congresso’
Por Wendal Carmo