CartaExpressa
Presidente da CPMI do 8 de Janeiro pedirá a Moraes acesso a investigação do STF
A próxima reunião da comissão está agendada para as 9h da terça-feira 13
O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, o deputado federal Arthur Maia (União-BA), afirmou nesta sexta-feira 9 que se reunirá na próxima terça 13 com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O objetivo é obter acesso a dados de investigações em curso na Corte.
“O Supremo está fazendo essa mesma investigação. Acontece que o STF faz uma investigação em uma sala fechada, resguardado pelo sigilo. A CPI é uma investigação feita em praça pública, os documentos vão ser mostrados”, disse Maia à GloboNews.
O parlamentar também espera autorização para acessar as apurações realizadas “há três anos” sobre ataques ao Supremo. “Não sei se ele estará disposto a compartilhar as informações, mas existe um inquérito em curso e eu pretendo dialogar”, declarou.
A próxima reunião da CPMI está agendada para as 9h da terça 13.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PF diz não ter visto ligação entre Fernando Holiday e atos golpistas do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Bolsonarista articula a convocação de José Dirceu à CPMI do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro aprova plano de trabalho; leia a íntegra
Por CartaCapital


