CartaExpressa,Política

Preço da gasolina aumenta pela 8ª semana consecutiva

Preço da gasolina aumenta pela 8ª semana consecutiva

Preço dos combustíveis está cada vez mais alto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Preço dos combustíveis está cada vez mais alto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O preço médio da gasolina subiu pela 8ª semana seguida nos postos de combustíveis brasileiros, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP.

O valor atingiu 6,092 reais por litro nesta semana, enquanto na semana anterior a cotação média era de 6,076 reais. O etanol também ficou mais caro, saindo de 4,704 reais na semana passada para 4,715 reais nesta semana.

O preço do óleo diesel apresentou leve decréscimo, caindo de 4,709 reais para 4,707.

Uma série de especialistas já apontou que o problema do encarecimento dos combustíveis está na política de preços adotada pela Petrobras desde a era Michel Temer, que vincula os valores no Brasil às variações no exterior.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, culpa os governadores por não aceitarem suspender a cobrança de impostos estaduais que compõem o preço da gasolina, o ICMS.

Os gestores estaduais, por sua vez, rebatem a alegação de Bolsonaro e afirmam que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina aumentou 40%, sendo que não houve alteração nos valores do ICMS.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Post Tags
Compartilhar postagem