CartaExpressa

Governadores negam aumento de ICMS e desmentem Bolsonaro sobre preço da gasolina

Governadores negam aumento de ICMS e desmentem Bolsonaro sobre preço da gasolina

Em alguns locais, o litro da gasolina já chega a custar R$ 7 o litro; o botijão de gás está por volta de R$ 100

Foto: EVARISTO SA / AFP

Foto: EVARISTO SA / AFP

Um grupo de 20 governadores se posicionou em nota, nesta segunda-feira 20, para negar que tenham aumentado o ICMS sobre o combustível nos últimos 12 meses. Essa tem sido a justificativa dada pelo presidente Jair Bolsonaro quando questionado sobre a elevação do preço do material. Em alguns locais, o litro da gasolina já chega a custar 7 reais o litro; o botijão de gás está por volta de 100.

“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam no documento.

“Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional e não somente de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, complementam;

Assinam a carta governadores como Fátima Bezerra (PT-RN), Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Flávio Dino (PSB-MA).

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem