CartaExpressa

PP decide ir ao Conselho de Ética contra Janones; Ciro Nogueira alega ‘irresponsabilidade’ do deputado

A campanha de Bolsonaro já tentou derrubar os perfis do parlamentar nas redes sociais

PP decide ir ao Conselho de Ética contra Janones; Ciro Nogueira alega ‘irresponsabilidade’ do deputado
PP decide ir ao Conselho de Ética contra Janones; Ciro Nogueira alega ‘irresponsabilidade’ do deputado
Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que seu partido, o PP, decidiu apresentar ao Conselho de Ética da Câmara uma denúncia contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), aliado de Lula (PT).

Nogueira acusou Janones de agir com “irresponsabilidade” e “inconsequência”. Ao jornal O Globo, afirmou acreditar na possibilidade de a denúncia prosperar. “Chegou a hora dos pares dele votarem se ele deve continuar com esse tipo de comportamento ou não”, argumentou.

No fim de semana, a campanha de Jair Bolsonaro (PL) protocolou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral pela suspensão imediata das contas de Janones nas redes sociais até o fim do segundo turno, devido a uma suposta divulgação de informações falsas.

Também nos últimos dias, os advogados do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) apresentaram pela terceira vez ao Supremo Tribunal Federal uma notificação contra o deputado por injúria.

Nome central na estratégia digital da campanha de Lula, Janones tem protagonizado embates com bolsonaristas nas redes. Ele chegou a se lançar à Presidência da República, mas retirou a candidatura e confirmou o apoio ao petista no início de agosto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo