CartaExpressa,Política

Por unanimidade, STF nega habeas corpus a Roberto Jefferson

Por unanimidade, STF nega habeas corpus a Roberto Jefferson

 Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido de habeas corpus feito pela defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson. O julgamento, iniciado em 15 de outubro no plenário virtual, teve conclusão na sexta-feira 22 e publicação nesta segunda-feira 25.

 

 

O ministro Alexandre de Moraes, autor da ordem de prisão de Roberto Jefferson, declarou-se impedido e não manifestou seu voto. Todos os outros magistrados seguiram a posição de Edson Fachin, relator do pedido de HC e favorável à manutenção da prisão.

Moraes determinou a prisão de Jefferson em 13 de agosto, depois da detecção de atuação em uma milícia digital responsabilizada por ataques ao STF. Em 20 de agosto, o presidente do PTB pediu o HC, alegando problemas de saúde.

O ministro chegou a autorizar que Jefferson saísse da prisão para se submeter a um tratamento médico, mas não revogou a prisão preventiva, por considerá-la “imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

No sábado 23, Jefferson foi internado na ala hospitalar do Complexo Bangu 8, no Rio de Janeiro. Segundo publicação de seu partido, Jefferson estava com febre, pressão alta e taquicardia, além de dores no fígado e inchaço nas pernas.

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem