CartaExpressa

Por unanimidade, STF nega habeas corpus a Roberto Jefferson

A Corte publicou a decisão de julgamento virtual nesta segunda-feira 25

O presidente do PTB, Roberto Jefferson. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido de habeas corpus feito pela defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson. O julgamento, iniciado em 15 de outubro no plenário virtual, teve conclusão na sexta-feira 22 e publicação nesta segunda-feira 25.

O ministro Alexandre de Moraes, autor da ordem de prisão de Roberto Jefferson, declarou-se impedido e não manifestou seu voto. Todos os outros magistrados seguiram a posição de Edson Fachin, relator do pedido de HC e favorável à manutenção da prisão.

Moraes determinou a prisão de Jefferson em 13 de agosto, depois da detecção de atuação em uma milícia digital responsabilizada por ataques ao STF. Em 20 de agosto, o presidente do PTB pediu o HC, alegando problemas de saúde.

O ministro chegou a autorizar que Jefferson saísse da prisão para se submeter a um tratamento médico, mas não revogou a prisão preventiva, por considerá-la “imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

No sábado 23, Jefferson foi internado na ala hospitalar do Complexo Bangu 8, no Rio de Janeiro. Segundo publicação de seu partido, Jefferson estava com febre, pressão alta e taquicardia, além de dores no fígado e inchaço nas pernas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar