CartaExpressa
Por ‘comunicação enganosa em massa’, Renan pode incluir Heinze em relatório da CPI
O senador bolsonarista insiste na defesa de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid


O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), admitiu nesta quarta-feira 22 a possibilidade de incluir o senador bolsonarista Luis Carlos Heinze (PP-RS) no relatório final dos trabalhos.
Durante sua intervenção no depoimento do diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, Heinze voltou a defender medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), então, sugeriu que, “por comunicação enganosa em massa, o senador [Heinze] possa ser elencado no relatório da CPI”. Carvalho se referiu a Heinze como um “dos grandes propagadores” de informações falsas.
Renan, então, respondeu: “Fique tranquilo, senador Rogério, que vou avaliar essa possibilidade junto com o colegiado”.
Na sequência, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apoiou a proposta de Carvalho. “Senador Renan, tem de inclui-lo no rol. O senador Rogério está certo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Diretor da Prevent nega omissão de mortes, mas confirma mudança em código de diagnóstico da Covid
Por CartaCapital
Declaração de óbito da mãe de Luciano Hang foi fraudada na Prevent Senior, diz dossiê
Por Estadão Conteúdo
Prevent Senior teria ocultado motivo de morte de médico negacionista, diz revista
Por Marina Verenicz