CartaExpressa,Política

Pontes compara apagão do CNPQ ao furo de um pneu: ‘O pessoal não vai morrer por causa disso’

Pontes compara apagão do CNPQ ao furo de um pneu: ‘O pessoal não vai morrer por causa disso’

O Ministro Marcos Pontes. Foto: Leonardo Marques/ASCOM/MCTI

O Ministro Marcos Pontes. Foto: Leonardo Marques/ASCOM/MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, disse que não há risco de perda de dados do sistema Lattes, que está fora do ar há cinco dias.

“Não houve prejuízo de nenhum dado. Todos os dados, no Lattes, por exemplo, que reúne informações de cientistas e pesquisadores, estão preservados. Tem backup“, afirmou Pontes em transmissão ao vivo na internet nesta quarta-feira 28.

Segundo o astronauta, “é como furar um pneu, não dá para prever, simplesmente acontece”. Ele ainda disse que “não há sistema infalível” e que “pessoal não vai morrer por causa disso”.

Pontes também afirmou que o sistema será “observado em busca de vulnerabilidades”.

Na terça-feira 28, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tencológico. ligado à pasta de Marcos Pontes, informou que a migração dos dados havia sido feita antes do ocorrido e que alguns backups apoiaram o restabelecimento dos sistemas. “Não há perda de dados da Plataforma Lattes”, afirmou o CNPQ.

 

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem