CartaExpressa

Polícia de SC investiga projeto que arrecadava dinheiro para doação de marmitas

A suspeita é a de que as criadoras da iniciativa utilizavam o dinheiro recebido em benefício próprio

Créditos: Reprodução/Redes Sociais/@alimentando_necessidades
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou, nesta quarta-feira 28, a instauração de um inquérito para apurar suposto golpe e crime de estelionato por um projeto social que pede arrecadação de recursos, via Pix, para aquisição de marmitas a pessoas vulneráveis em Blumenau, no Vale do Itajaí.

A suspeita é a de que as arrecadações alcançadas não foram realizadas. Um grupo de pesquisa autônomo com foco em engenharia social chegou a fazer um dossiê que coloca em xeque a veracidade da suposta página do projeto nas redes sociais, a ‘Alimentando Necessidades’, e também do perfil de suas criadoras, identificadas como Taynara Motta e Duda Poleza.

Segundo a Polícia Civil, o modus operandi do grupo investigado consistia em pedir quantias em dinheiro para comprar  alimentos para pessoas necessitadas, mas desviar os valores “para benefícios próprios”. Ainda não há estimativas do total de pessoas supostamente lesadas.

O Ministério Público de Santa Catarina informou que recebeu duas representações sobre o caso, mas não detalhou o teor das denúncias. O caso será conduzido pelo promotor Guilherme Schmitt, titular da 2ª Promotoria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar