CartaExpressa

PoderData: 1 em cada 3 eleitores de Bolsonaro considera o presidente ‘ruim’ ou ‘péssimo’

Ex-capitão tem outros 20% de eleitores que consideram seu governo como algo ‘regular’, de acordo com o levantamento

PoderData: 1 em cada 3 eleitores de Bolsonaro considera o presidente ‘ruim’ ou ‘péssimo’
PoderData: 1 em cada 3 eleitores de Bolsonaro considera o presidente ‘ruim’ ou ‘péssimo’
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em baixa não apenas entre o público geral, mas também entre os seus próprios eleitores em 2018. Dados da mais recente pesquisa PoderData mostram que 1 em cada 3 bolsonaristas (31%) consideram o atual governo como ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira 21, além dos 31% de reprovação entre os próprios eleitores, Bolsonaro tem ainda 20% de avaliação mediana, ou seja, aquele grupo que considera seu governo como algo ‘regular’ neste momento.

Sobram para o ex-capitão, segundo a pesquisa, 47% de menções positivas entre os seus próprios eleitores.

Já entre aqueles que optaram por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das últimas eleições, Bolsonaro tem um desempenho ainda pior. Ao todo, 89% desta parcela dos eleitores avaliaram o governo Bolsonaro como ‘ruim’ ou ‘péssimo’. Apenas 5% disseram considerar o ex-capitão como ‘ótimo’ ou ‘bom’ e 6% avaliaram a atual gestão como regular.

Para chegar aos resultados, a pesquisa PoderData entrevistou 3 mil pessoas entre os dias 13 e 15 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Nesta segunda-feira, o levantamento também apontou que a maior parte dos eleitores arrependidos de Bolsonaro pretendem migrar para Lula (PT) no próximo pleito. Ao todo, o petista conquista 17% dos arrependidos. Outros 11% dizem que irão votar em Sergio Moro (Podemos). Os demais candidatos somam apenas 9%.

Na semana passada, a PoderData revelou que Bolsonaro também está bem distante do seu melhor momento entre os eleitores evangélicos, uma das principais bases de sustentação na última campanha. A pesquisa também confirmou boa vantagem de Lula na corrida presidencial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo