CartaExpressa
PL suspende o salário de Bolsonaro após prisão pela trama golpista
A legenda também sustou as funções partidárias desempenhadas pelo ex-presidente.
O Partido Liberal anunciou, nesta quinta-feira 27, a interrupção do pagamento de salário a Jair Bolsonaro, que iniciou o cumprimento de sua pena de 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista. A legenda também sustou as funções partidárias desempenhadas pelo ex-presidente.
A decisão do PL valerá enquanto Bolsonaro estiver com seus direitos políticos suspensos. Trata-se, destacou a sigla em nota, de uma exigência prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) e em decisões da Justiça Eleitoral.
Em 2023, quando retornou dos Estados Unidos, Bolsonaro tinha uma renda mensal de quase 86,5 mil reais. Do partido, do qual era presidente de honra, recebia 39.293 reais, além das pensões militares (11.945 reais) e da Câmara dos Deputados (35.223 reais).
Bolsonaro assumiu o cargo no PL em abril de 2023. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também tem uma função partidária, como presidente do PL Mulher.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Alcolumbre anula voto de Eduardo Bolsonaro em sessão do Congresso
Por CartaCapital
‘Chegou o sonhado momento’: imprensa europeia repercute início do cumprimento da pena de prisão de Bolsonaro
Por RFI



