CartaExpressa
PGR recua de arquivamento e denuncia Kajuru por acusação contra Gilmar Mendes
Lindôra Araújo havia apontado ausência de manifestação do ministro no prazo estipulado


A Procuradoria-Geral da República recuou nesta segunda-feira 17 de um pedido para arquivar o inquérito que apura supostas ofensas proferidas pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) contra o ministro Gilmar Mendes. A peça, a formalizar uma denúncia de calúnia, foi divulgada pela TV Globo.
No início de abril, a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo havia alegado que a ausência de resposta do ministro no prazo estipulado justificaria o arquivamento. Agora, porém, diz ter tomado conhecimento de uma manifestação enviada por Gilmar à presidência do STF em 19 de março.
“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, o denunciando agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”, escreveu a vice-PGR.
Em agosto de 2020, em uma entrevista à rádio Jovem Pan, o senador afirmou que as palestras ministradas por Gilmar seriam “venda de sentença”. Kajuru ainda usou termos pejorativos para se referir ao magistrado.
Também nesta segunda, a PGR denunciou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) ao STF por suposta prática de calúnia contra Gilmar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR denuncia Moro ao STF após declaração sobre ‘compra de habeas corpus do Gilmar Mendes’
Por CartaCapital
CNA vai ao STF contra movimentos sociais por ‘ameaças de invasões de terra’
Por CartaCapital
STF tem maioria para manter punição a militares que criticarem superiores em público
Por Wendal Carmo