CartaExpressa

PGR pede ao STF dados de financiadores de bloqueios e acampamentos golpistas

O procurador-geral Augusto Aras acredita que o material pode ajudar nas investigações sobre atos de terrorismo

PGR pede ao STF dados de financiadores de bloqueios e acampamentos golpistas
PGR pede ao STF dados de financiadores de bloqueios e acampamentos golpistas
Parcialidade. Amigo dos golpistas, Aras está sob suspeita no processo - Imagem: Leonardo Prado/PGR/MPF
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta terça-feira 31 ao Supremo Tribunal Federal os dados de organizadores e financiadores de bloqueios em estradas e de atos em frente a unidades militares, como quartéis-generais do Exército.

Aras justifica que as informações podem ser usadas pelo Ministério Público Federal nas investigações sobre a invasão golpista a Brasília. 

“Em razão do cumprimento das medidas ora decretadas, depreende-se a existência de relevantes elementos de prova contidos nestes autos, que poderão contribuir para a responsabilização criminal dos envolvidos na prática de ilícitos em apuração nos expedientes investigatórios em andamento, ou que vierem a ser instaurados“, afirmou Aras.

A solicitação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, que, em novembro passado, ordenou o bloqueio de contas dos responsáveis pelo fechamento de rodovias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo