CartaExpressa
PF prende líder indígena suspeito de abuso sexual contra crianças em aldeia
O inquérito foi instaurado após uma denúncia do Ministério Público Federal


A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira 10, um líder indígena acusado de abuso sexual contra crianças em uma aldeia no município de Autazes (AM).
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Yaucacy. Cerca de 20 policiais federais foram mobilizados para cumprir o mandado de prisão temporária contra o investigado por crime hediondo.
O nome e a etnia dele não foram divulgados pela PF.
O inquérito policial foi instaurado a partir de uma denúncia do Ministério Público Federal para averiguar os crimes de estupro, estupro de vulnerável, abuso de poder, coação de vítimas e cerceamento de direito básicos de indígenas de sua mesma comunidade.
Somadas, as penas para os crimes apontados ultrapassam 30 anos de prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça do Acre rejeita ação de desapropriação em imóvel rural ocupado por indígenas
Por CartaCapital
Adolescente morre ao ser baleada em meio a disputa indígena
Por Agência Brasil
Veja os estados e cidades que mais concentram população preta, parda, branca e indígena no Brasil
Por CartaCapital
Há uma guerra em curso contra a Amazônia e os povos indígenas
Por Daniel Camargos