CartaExpressa

PF desmente boato golpista de que idosa teria morrido em Brasília

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro divulgaram fake news sobre uma suposta morta no interior da Academia Nacional de Polícia, para onde os terroristas detidos estão sendo levados

PF desmente boato golpista de que idosa teria morrido em Brasília
PF desmente boato golpista de que idosa teria morrido em Brasília
Créditos: Twitter/Reprodução e Edu Carvalho/Pexels
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal desmentiu um boato divulgado por bolsonaristas de que uma idosa teria morrido nas dependências da Academia Nacional de Polícia, ginásio para onde os golpistas detidos estão sendo encaminhados desde a segunda-feira 9.

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram uso de imagens de banco de dados para divulgar a notícia falsa sobre a morte da mulher. Ao O Globo o fotógrafo responsável pela imagem, Edu Carvalho, disse que a imagem está sendo usada indevidamente.

A mulher retratada se trata de sua sogra, Deolinda Tempesta Ferracini, que morreu em novembro de 2022, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). A foto consta em um banco de imagens gratuito.

A PF se manifestou sobre o caso ainda na noite da segunda-feira 9. “A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo