CartaExpressa
PF desmente boato golpista de que idosa teria morrido em Brasília
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro divulgaram fake news sobre uma suposta morta no interior da Academia Nacional de Polícia, para onde os terroristas detidos estão sendo levados


A Polícia Federal desmentiu um boato divulgado por bolsonaristas de que uma idosa teria morrido nas dependências da Academia Nacional de Polícia, ginásio para onde os golpistas detidos estão sendo encaminhados desde a segunda-feira 9.
Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram uso de imagens de banco de dados para divulgar a notícia falsa sobre a morte da mulher. Ao O Globo o fotógrafo responsável pela imagem, Edu Carvalho, disse que a imagem está sendo usada indevidamente.
A mulher retratada se trata de sua sogra, Deolinda Tempesta Ferracini, que morreu em novembro de 2022, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). A foto consta em um banco de imagens gratuito.
A PF se manifestou sobre o caso ainda na noite da segunda-feira 9. “A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia”.
A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia.
— Polícia Federal (@policiafederal) January 10, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF desmente bolsonaristas após disseminação de fake news sobre terrorismo em Brasília
Por CartaCapital
A divergência no governo Lula sobre a postura de Tarcísio com os bolsonaristas golpistas
Por Alisson Matos
Terroristas bolsonaristas podem ser denunciados por crime de golpe de estado; entenda
Por CartaCapital
Flávio alega que Bolsonaro está ‘incomunicável’ e que não articulou atos em Brasília
Por CartaCapital
Popularidade de Bolsonaro nas redes atinge o pior nível após atos terroristas
Por CartaCapital