CartaExpressa
PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria
A ação é direcionada contra suspeitos de terem incitado e participado dos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira 21, a 20ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação é direcionada contra suspeitos de terem incitado e participado dos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.
Na etapa de hoje, os agentes cumprem dois mandados de prisão e dez de busca e apreensão nas seguintes cidades: João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT). Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A PF ainda não confirmou os nomes das pessoas que foram alvo da 20ª fase da operação.
De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado e crimes previstos na lei de terrorismo, além destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senado pode analisar PEC que restringe atuação do STF
Por CartaCapital
Lula condecora Janja ao mais alto grau da Ordem de Rio Branco
Por CartaCapital
Isabel Gallotti toma posse como ministra do TSE nesta terça-feira
Por CartaCapital