CartaExpressa

Pesquisa monitora confiança dos brasileiros nos discursos de Lula; veja os números

Levantamento do instituto Datafolha mostra cenário negativo para o presidente neste quesito

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O instituto Datafolha divulgou no fim da noite desta quinta-feira 7 uma nova rodada da pesquisa com o monitoramento da confiança dos brasileiros nos discursos proferidos pelo presidente Lula (PT). O cenário, apesar de levemente melhor do que o captado em setembro, ainda é negativo para o petista.

De acordo com o instituto, 40% dos entrevistados dizem nunca confiar nas declarações do atual presidente. O grupo era de 42% na pesquisa realizada em setembro.

Já a parcela de brasileiros que dizem sempre confiar nos discursos de Lula soma, nesta sexta-feira, 24%. Em setembro, o grupo era de 23%.

Há ainda aqueles que confiam às vezes no atual presidente. Neste caso, segundo o instituto, o grupo soma 35%. Na pesquisa anterior, 34% marcavam esta opção.

Na comparação com a gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL), Lula tem números parecidos. No levantamento realizado pelo Datafolha no mesmo período de governo – final do primeiro ano de mandato -, o ex-capitão somava 43% de desconfiança total e 19% de confiança plena. Outros 37% estavam na camada média da pesquisa.

A estabilidade dos índices de Lula na pesquisa desta sexta-feira também aparece no recorte de popularidade, o principal número monitorado pelo Datafolha. Lula se manteve, neste caso, com 38% de aprovação ao seu governo, enquanto 30% marcam reprovação.

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades na terça-feira 5. A margem de erro é de 2 pontos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar