CartaExpressa

PDT descarta anunciar no domingo uma posição sobre eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro

A CartaCapital, o presidente pedetista, Carlos Lupi, confirmou que a decisão não será automática

Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert, Evaristo Sá/AFP e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O PDT não considera anunciar ainda no domingo 2 sua posição sobre um eventual segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Questionado por CartaCapital nesta sexta-feira 30 sobre o que o partido fará caso Ciro Gomes não termine a votação entre os dois primeiros, o presidente pedetista, Carlos Lupi, afirmou que reunirá a direção antes de tomar uma decisão. Ele confirmou que o comunicado não sairá na noite de domingo.

Uma pesquisa Atlas Intel/Arko Advice divulgada nesta sexta indica a liderança de Lula com 50,7% dos votos válidos. Bolsonaro, na segunda posição, tem 41%.

Na contagem, a excluir votos em branco e nulos e eleitores indecisos, Ciro marca 3,6%, enquanto Simone Tebet (MDB) chega a 2,6%. Nenhum outro candidato chega a 1%.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 49,7% e 51,7%. Para triunfar na primeira rodada, em 2 de outubro, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar