CartaExpressa
PDT descarta anunciar no domingo uma posição sobre eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro
A CartaCapital, o presidente pedetista, Carlos Lupi, confirmou que a decisão não será automática


O PDT não considera anunciar ainda no domingo 2 sua posição sobre um eventual segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Questionado por CartaCapital nesta sexta-feira 30 sobre o que o partido fará caso Ciro Gomes não termine a votação entre os dois primeiros, o presidente pedetista, Carlos Lupi, afirmou que reunirá a direção antes de tomar uma decisão. Ele confirmou que o comunicado não sairá na noite de domingo.
Uma pesquisa Atlas Intel/Arko Advice divulgada nesta sexta indica a liderança de Lula com 50,7% dos votos válidos. Bolsonaro, na segunda posição, tem 41%.
Na contagem, a excluir votos em branco e nulos e eleitores indecisos, Ciro marca 3,6%, enquanto Simone Tebet (MDB) chega a 2,6%. Nenhum outro candidato chega a 1%.
Considerando a margem de erro, Lula tem entre 49,7% e 51,7%. Para triunfar na primeira rodada, em 2 de outubro, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula e Bolsonaro fazem atos neste sábado em SP; ‘não vamos nos intimidar’, diz dirigente do PT
Por Leonardo Miazzo
Lula teme transição tumultuada em caso de vitória contra Bolsonaro
Por AFP
Lula, o debate na Globo e as voltas que o mundo dá
Por Maurício Thuswohl