CartaExpressa

Pazuello garante que vacinação começa ainda em janeiro

‘Quando a Anvisa concluir sua análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo [os imunizantes] no Brasil’, afirmou o ministro

Pazuello garante que vacinação começa ainda em janeiro
Pazuello garante que vacinação começa ainda em janeiro
Foto: Júlio Nascimento PR Ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello. Foto: Júlio Nascimento PR
Apoie Siga-nos no

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira 13 que a vacinação no Brasil terá início ainda em janeiro.

Na terça-feira 12, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que está prevista para o próximo domingo 17 a reunião da Diretoria Colegiada que decidirá sobre os pedidos de autorização para uso emergencial da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e do imunizante de Oxford, sob responsabilidade da Fiocruz.

“Quando a Anvisa concluir sua análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo no Brasil. A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se se alongar no dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro”, disse em entrevista coletiva.

Pazuello está em Manaus, que sofre com um aumento de mortes provocadas pelo coronavírus. O ministro garantiu que serão mobilizados hospitais de campanha para reforçar o atendimento na cidade. Haverá também liberação de 150 leitos com a desospitalização dos pacientes.

“Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, afirmou Pazuello. “Quero deixar claro a todos que não estamos afastados de viver o problema de Manaus. Estamos juntos”, acrescentou.

O ministro revelou que ainda hoje o governo federal manda buscar os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19, do laboratório Serum, na Índia. No dia 2 de janeiro, a Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação.

De acordo com o ministro,  as doses devem chegar no dia 16 de janeiro. “É o tempo de viajar, apanhar e trazer, já está com documento de importação pronto […]. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, temos material distribuir e temos capacidade para vacinar no país todo”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo