CartaExpressa
Pazuello claramente tem muito a esconder, diz senador da CPI da Covid
Alessandro Vieira ressalta que decisão do STF, que concedeu habeas corpus ao general, não pode impedir a comissão de esclarecer informações


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente na CPI da Covid, afirmou que a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, de conceder um habeas corpus ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello não pode impedir que a comissão esclareça as informações que o general tentará omitir.
Agora, Pazuello passa a ter o direito de ficar em silêncio durante seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira 19.
“A concessão do habeas corpus está dentro da linha da jurisprudência do Supremo. É um direito do cidadão buscar esse tipo de proteção, especialmente o cidadão que claramente tem muito a esconder”, disse o parlamentar na sexta-feira 14.
“O que a CPI deve fazer é prosseguir com o depoimento dele de forma técnica e equilibrada, ressaltando com muita clareza quais são os pontos que ele tem necessidade de esconder e buscar esclarecer esses pontos por meio de outros depoimentos e de provas, como documentos e quebras de sigilo”, acrescentou o senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novos áudios comprometem ainda mais o depoimento de Wajngarten na CPI
Por CartaCapital
Bolsonaro debocha de investigações contra o governo: ‘CPI é um palanque’
Por CartaCapital