CartaExpressa
Pazuello claramente tem muito a esconder, diz senador da CPI da Covid
Alessandro Vieira ressalta que decisão do STF, que concedeu habeas corpus ao general, não pode impedir a comissão de esclarecer informações


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente na CPI da Covid, afirmou que a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, de conceder um habeas corpus ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello não pode impedir que a comissão esclareça as informações que o general tentará omitir.
Agora, Pazuello passa a ter o direito de ficar em silêncio durante seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira 19.
“A concessão do habeas corpus está dentro da linha da jurisprudência do Supremo. É um direito do cidadão buscar esse tipo de proteção, especialmente o cidadão que claramente tem muito a esconder”, disse o parlamentar na sexta-feira 14.
“O que a CPI deve fazer é prosseguir com o depoimento dele de forma técnica e equilibrada, ressaltando com muita clareza quais são os pontos que ele tem necessidade de esconder e buscar esclarecer esses pontos por meio de outros depoimentos e de provas, como documentos e quebras de sigilo”, acrescentou o senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novos áudios comprometem ainda mais o depoimento de Wajngarten na CPI
Por CartaCapital
Bolsonaro debocha de investigações contra o governo: ‘CPI é um palanque’
Por CartaCapital