CartaExpressa
Paraná Pesquisas: Datena lidera disputa pelo Senado em SP e Moro aparece em segundo lugar
O levantamento traz ainda Márcio França (PSB) em terceiro lugar, com 13,7% das indicações de voto


Em novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira 2, o apresentador José Luiz Datena (PSC) confirma a liderança da corrida eleitoral por uma vaga no Senado pelo estado de São Paulo. Ao todo, o comunicador da TV Bandeirantes reúne 29% da preferência do eleitorado.
Em segundo lugar está Sergio Moro (União Brasil), com 21,8%. O ex-juiz foi excluído da disputa pelo Planalto após trocar o Podemos pelo seu atual partido. Apesar de preterido, o ex-ministro da Justiça tem indicado que não desistiu de concorrer à presidência. O partido, por sua vez, pretende lançar o ex-juiz como deputado federal, o que, até o momento, não agrada Moro, que já admite a possibilidade de ‘não ser candidato a nada’ em 2022.
O levantamento traz ainda Márcio França (PSB) em terceiro lugar, com 13,7% das indicações de voto. O pessebista, que ainda diz que será candidato ao governo do estado, vinha figurando em segundo lugar na disputa pelo Senado. França protagoniza um impasse na centro-esquerda, que pretendia repetir a dobradinha nacional entre Lula e Geraldo Alckmin ao lançar apenas Fernando Haddad (PT) como candidato ao Palácio dos Bandeirantes, apoiando França ao Congresso.
Ainda no cenário principal monitorado pelo instituto, aparecem Janaina Paschoal (PRTB), com 8,5%; Nise Yamaguchi (PROS), com 2,7%; e Ricardo Mellão (Novo), com 0,4%.
O instituto Paraná Pesquisas monitorou ainda um segundo cenário, desta vez, sem a presença de Moro, substituído por Milton Leite (União Brasil). Neste caso, Datena repete o primeiro lugar com 34,5% e França volta à segunda colocação, com 16,3%. Janaina teria 10,1% e Leite 6,5%. Nise e Mellão repetem o desempenho.
Para chegar aos resultados foram entrevistados 1.820 eleitores de SP entre os dias 24 e 29 de abril. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Confira a íntegra da pesquisa:
MídiaSP_EstadualApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A rejeição e o potencial de voto de cada candidato ao governo de SP, segundo pesquisa
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas: Com apoio de Lula e Bolsonaro, Haddad e Tarcísio lideram em SP
Por CartaCapital