CartaExpressa
Pacheco marca ‘semana das sabatinas’ no Senado e tenta destravar indicação de Mendonça
O agendamento da sabatina do ex-ministro de Jair Bolsonaro, porém, depende de Davi Alcolumbre, presidente da CCJ


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira 3 a realização de uma espécie de ‘mutirão’ de sabatinas na Casa, entre 30 de novembro e 2 de dezembro. Se obtiver sucesso, ele poderá destravar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal.
“Fica designado pela Presidência esse período de esforço concentrado do dia 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, terça, quarta e quinta-feira, para que possamos fazer apreciação de todos esses nomes, tanto os pendentes de plenário, quanto aqueles pendentes nas comissões permanentes da Casa. Solicito a presença física de todos os senadores para que tenhamos melhor quórum possível para apreciação”, disse Pacheco.
Mendonça, que chefiou no governo de Jair Bolsonaro a Advocacia-Geral da União e o Ministério da Justiça, foi indicado pelo ex-capitão para o STF em julho, mas a sabatina segue travada na Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Nos últimos meses, Alcolumbre foi criticado publicamente por Bolsonaro devido ao impasse para marcar a sabatina. Assim, o agendamento de uma semana de “esforço concentrado” é mais um elemento de pressão sobre o senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bancada do Podemos solicita afastamento de Alcolumbre da presidência da CCJ
Por Estadão Conteúdo
‘Tem tomado Tubaína comigo há dois anos’, diz Bolsonaro sobre Mendonça, indicado ao STF
Por CartaCapital