CartaExpressa
Pacheco descarta aceitar pedidos de impeachment de ministros do STF
A declaração veio após Bolsonaro prometer que pediria a abertura de processos contra Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou na terça-feira 17 que não considera “recomendável” avançar na discussão de um eventual pedido de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
A declaração veio após o presidente Jair Bolsonaro, no último sábado 14, prometer que pediria a abertura de processos contra Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
“Já há pedidos de impeachment de ministros do Supremo no âmbito do Senado. A presidência [do Senado] entendeu que não havia ambiente e nem justa causa para o encaminhamento e a evolução desses pedidos”, declarou Pacheco.
“Entendemos justamente isso: precipitarmos numa discussão de impeachment seja do Supremo, seja do presidente da República, ou qualquer tipo de ruptura, não é algo recomendável para um Brasil, que espera uma retomada do crescimento, uma pacificação geral, uma pauta de desenvolvimento econômico, de combate à miséria e à pobreza, ao desemprego”, prosseguiu.
O senador, no entanto, afirmou que “toda iniciativa do presidente da República” deve ser “considerada”. “Mas é melhor aguardar que os acontecimentos surjam para que haja um posicionamento formal do Senado”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.