CartaExpressa

Bolsonaro cita ruptura institucional e anuncia ação contra Moraes e Barroso

Presidente reagiu à prisão do aliado Roberto Jefferson e afirmou que ministros do STF ‘extrapolam os limites constitucionais’

Bolsonaro cita ruptura institucional e anuncia ação contra Moraes e Barroso
Bolsonaro cita ruptura institucional e anuncia ação contra Moraes e Barroso
Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro reagiu, neste sábado 14, à prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, detido preventivamente após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Desde a sexta-feira 13 aliados do presidente cobravam uma posição do mandatário.

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos”, escreveu Bolsonaro em uma rede social.

“De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais. Na próxima semana, levarei ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que instaure um processo sobre ambos, de acordo com o art. 52 da Constituição Federal”, acrescentou o presidente.

Jefferson é acusado de ataques às instituições democráticas após fazer reiteradas postagens na internet e conceder entrevistas em que chama integrantes do STF e do Senado de corruptos. O ex-deputado chegou a incitar a invasão do Parlamento.

Um dos alvos do presidente, o ministro Moraes também ordenou a abertura de uma investigação contra Bolsonaro por vazamento de inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre uma invasão hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral em 2018.

Com a decisão, o mandatário se tornou alvo de mais uma apuração no âmbito do Inquérito das Fake News.

“Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o Sr. Alexandre de Moraes declarou: “reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição, e minha devoção com as LIBERDADES INDIVIDUAIS”, continuou Bolsonaro em um post no Twitter.

“O povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los”, pontuou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo