CartaExpressa
Os sigilos de Bolsonaro que estão na mira do governo Lula
Gestão mapeia vetos que não seguiram critério técnicos


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem analisado os sigilos impostos pela gestão Bolsonaro, focando no registro de visitas ao Palácio do Planalto, o processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a compra de cloroquina pelo Exército. A informação é da jornalista Andreia Sadi, do G1.
As informações sobre o acesso a armas de fogo e os registros dos autorizados a obter os armamentos também estão na mira. A previsão é de que todos os órgãos federais revisem as decisões que negaram as informações requeridas por meio da Lei de Acesso à Informação.
Segundo a lei promulgada ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a manutenção de dados públicos em sigilo deve ser a exceção e justificada por meio de critérios técnicos.
Na visão do governo de transição, tais requisitos não foram seguidos pela gestão do ex-capitão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministro da CGU diz que já criou grupo para rever sigilos de 100 anos do governo Bolsonaro
Por Agência O Globo
Sigilo de cem anos: 5 segredos de Bolsonaro que podem ser revelados em 2023
Por Getulio Xavier