CartaExpressa

‘O tempo deu razão a Lula’, diz editorial do ‘El País’ espanhol

‘Ele sempre proclamou sua inocência e sua confiança na Justiça brasileira’, destaca o jornal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O jornal espanhol El País publicou na última quarta-feira 20 um editorial intitulado “O tempo dá razão a Lula“. No texto, o veículo destaca que, a um ano das próximas eleições presidenciais, o petista “tem um caminho livre para lutar contra o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro“.

Segundo El País, o tempo dá razão a Lula em dois aspectos: “Ele sempre proclamou sua inocência e sua confiança na Justiça brasileira”, além de sempre destacar ser “vítima de perseguição judicial no âmbito da Operação Lava Jato” e “um prisioneiro do juiz Moro, cuja atuação parcial foi demonstrada por seus pares“.

Sobre o cenário eleitoral, o jornal afirma que “Lula, que ao longo de sua carreira tem se mostrado um bom estrategista, terá de construir uma coalizão que dilua a rejeição que ainda desperta e reúna forças para transformar o mandato do populista de extrema-direita Jair Bolsonaro em um pesadelo passageiro”.

Em prol do petista, ressalta a publicação espanhola, há a queda na popularidade de Bolsonaro durante a pandemia e a crise econômica. “Se Bolsonaro reina nas redes sociais, o habitat natural de Lula envolve contato direto com eleitores, comícios e abraços”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar