CartaExpressa
‘O tempo deu razão a Lula’, diz editorial do ‘El País’ espanhol
‘Ele sempre proclamou sua inocência e sua confiança na Justiça brasileira’, destaca o jornal


O jornal espanhol El País publicou na última quarta-feira 20 um editorial intitulado “O tempo dá razão a Lula“. No texto, o veículo destaca que, a um ano das próximas eleições presidenciais, o petista “tem um caminho livre para lutar contra o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro“.
Segundo El País, o tempo dá razão a Lula em dois aspectos: “Ele sempre proclamou sua inocência e sua confiança na Justiça brasileira”, além de sempre destacar ser “vítima de perseguição judicial no âmbito da Operação Lava Jato” e “um prisioneiro do juiz Moro, cuja atuação parcial foi demonstrada por seus pares“.
Sobre o cenário eleitoral, o jornal afirma que “Lula, que ao longo de sua carreira tem se mostrado um bom estrategista, terá de construir uma coalizão que dilua a rejeição que ainda desperta e reúna forças para transformar o mandato do populista de extrema-direita Jair Bolsonaro em um pesadelo passageiro”.
Em prol do petista, ressalta a publicação espanhola, há a queda na popularidade de Bolsonaro durante a pandemia e a crise econômica. “Se Bolsonaro reina nas redes sociais, o habitat natural de Lula envolve contato direto com eleitores, comícios e abraços”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula defende auxílio de R$ 600 e minimiza estratégia de Bolsonaro: ‘Vamos ganhar as eleições’
Por CartaCapital
Justiça acolhe recomendação do MPF e arquiva inquérito contra Lula por suposta sonegação
Por CartaCapital
Ministro da Justiça pede que PF investigue revista que ligou Bolsonaro a Hitler
Por CartaCapital