CartaExpressa
O novo aceno de Lula a Arthur Lira
‘Não é o Lira que precisa de mim, eu é que preciso dele’, disse Lula durante lançamento do Novo PAC


Em evento de lançamento do Novo PAC, nesta terça-feira 11, Lula (PT) aproveitou os minutos iniciais de seu discurso para fazer um novo aceno ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
Os dois vivem um impasse recente pela demora do petista em promover uma reforma ministerial, que irá integrar aliados do parlamentar ao governo. Enquanto espera, Lira optou por segurar as votações de projetos prioritários do governo. Ao falar de Lira, Lula não mencionou diretamente a situação, mas disse que seu governo precisa mais do deputado, do que o deputado precisa do seu governo.
“Arthur Lira não está está aqui como Arthur Lira, ele está aqui como presidente de uma instituição e é uma instituição que o Poder Executivo precisa mais dela, do que ela precisa do Poder Executivo”, iniciou. “Então, não é o Lira que precisa de mim, eu é que mando os projetos, então eu é que preciso dele para colocar os projetos em votação”, afirmou em seguida.
O aceno ao deputado, vale mencionar, ocorreu em meio ao pedido de Lula para que presentes parassem de vaiar o governador Cláudio Castro, um dos poucos governadores bolsonaristas no evento. Ao fazer o pedido, Lula disse se sentir incomodado com a atitude de aliados na plateia.
“Quando fazemos ato como esse não é para nós do PT, do governo, é para sociedade e temos que compor com quem faz parte da sociedade brasileira. O governador do Rio de Janeiro não está aqui porque quer, está porque nós convidamos. Todos estão porque convidamos”, disse.
“Me sentiria muito deprimido e constrangido se fosse em um ato convidado e me vaiasse. Ficaria constrangido, porque não é o governador, é a instituição que ele representa”, pediu em seguida, em defesa do político.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Hoje começa meu governo’, diz Lula ao lançar Novo PAC
Por Getulio Xavier
Governadores bolsonaristas ‘faltam’ a evento com Lula no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Lula critica Bolsonaro e diz que incentivo ao armamento fortaleceu o narcotráfico
Por CartaCapital
Gilmar Mendes anula provas de investigação que envolve Lira
Por CartaCapital
Lira anula convocação de Rui Costa para CPI do MST
Por André Lucena