CartaExpressa

Novo Código Eleitoral volta à pauta da CCJ do Senado nesta quarta-feira

O texto está empacado por divergências sobre a ‘quarentena’ para agentes da lei e as regras para uso de redes sociais nas campanhas políticas

Novo Código Eleitoral volta à pauta da CCJ do Senado nesta quarta-feira
Novo Código Eleitoral volta à pauta da CCJ do Senado nesta quarta-feira
Relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) sobre o novo Código Eleitoral está empacado na CCJ. Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O novo Código Eleitoral volta à pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta quarta-feira 9. Esse será o sétimo relatório sobre o projeto analisado pelos parlamentares.

O Código busca, em linhas gerais, atualizar e sistematizar as regras eleitorais brasileiras, mas, segundo organizações, enfraquece a Lei da Ficha Limpa.

O texto já recebeu 373 emendas, das quais 335 foram analisadas. O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou parecer favorável à proposta, com o acolhimento integral ou parcial de mais de 40 emendas e com um substitutivo (texto alternativo) ao projeto original.

O debate sobre o novo Código Eleitoral contou com três audiências públicas promovidas em abril deste ano. No fim de maio, a comissão concedeu vista coletiva, para que os senadores tivessem mais tempo de examinar a proposta e buscar consenso. Em junho, a votação foi novamente adiada por falta de acordo.

Questões como “quarentena” para agentes da lei poderem se candidatar a cargos eletivos, proibição de alguns tipos de manifestações na propaganda eleitoral e nas redes sociais, regras do Fundo Eleitoral e reserva de vagas para candidatas mulheres foram alguns dos temas que dividiram a comissão.

A expectativa é que a CCJ conclua a análise do texto nesta quarta para que ele possa avançar na tramitação legislativa.

(Com informações de Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo