CartaExpressa

Nova lei antiaborto em Goiás obriga gestante a ouvir o batimento do feto

O texto, sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (União), também institui o ‘Dia Estadual de Conscientização contra o Aborto’

Nova lei antiaborto em Goiás obriga gestante a ouvir o batimento do feto
Nova lei antiaborto em Goiás obriga gestante a ouvir o batimento do feto
Foto: TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), sancionou em 11 de janeiro uma lei que institui uma campanha de “conscientização contra o aborto” e determina que o estado forneça um exame de ultrassom “contendo os batimentos cardíacos do nascituro para a mãe, assim que possível”.

O texto, de autoria do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (DC), prevê uma série de ações para a campanha.

Além da entrega do exame, a lei ordena que o estado estimule a iniciativa privada e ONGs a recomendarem “a manutenção da vida do nascituro” a mulheres que manifestem o desejo de abortar.

O aborto é autorizado no Brasil em casos de gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto.

A legislação aprovada em Goiás estabelece 8 de agosto como o Dia Estadual de Conscientização contra o Aborto, projeta “palestras sobre a problemática do aborto” e prevê outras atividades sobre os “direitos do nascituro, o direito à vida e as imputações penais no caso de aborto ilegal”.

A presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Fabíola Ariadne, se manifestou contra a norma e disse à Folha de S. Paulo que recomendará a apresentação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ao Tribunal de Justiça do estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo