CartaExpressa

No Rio, Lula elogia Paes e amplia os sinais de possível aliança eleitoral em 2024

A expectativa é que Paes concorra à reeleição em outubro ao lado de um nome indicado pelo PT

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) exaltou, nesta quarta-feira 7, a gestão do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). O aceno se dá em meio a uma longa negociação sobre uma possível aliança entre o atual gestor da capital fluminense e o PT, que, no acerto, seria o responsável pela indicação do vice na chapa. 

A declaração ocorreu durante um evento realizado na cidade.

“Converso com muitos prefeitos e quero dizer que vocês têm um prefeito especial”, afirmou. “O que a gente gostaria é que vocês respeitassem a diferença do prefeito que vocês tiveram há pouco tempo atrás, e do trabalho que ele [Paes] faz nesses anos em que voltou à prefeitura”.

A menção indireta do presidente é ao ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). Paes foi reeleito à Prefeitura do Rio em 2020, pela terceira vez, e a expectativa é que ele concorra à reeleição em outubro, com possibilidade de um vice do PT. 

Durante o evento, Lula tornou a mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas declarações. Segundo disse o petista, ele “nunca vai entender” o que aconteceu na eleição à Presidência em 2018, quando o ex-capitão saiu vencedor.

“Confesso que vou morrer sem entender o que aconteceu nas eleições para presidente de 2018. O Brasil não merecia eleger uma praga de gafanhoto para dirigir esse país”, alfinetou Lula.

É esperado um novo encontro entre Lula e Paes em Brasília, no final de fevereiro, para discutir repasse de verbas para obras na cidade do Rio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar