CartaExpressa
No G20, Bolsonaro se encontra com Fernández e não repete ataques à Argentina
O futebol marcou o breve diálogo entre os presidentes
O presidente Jair Bolsonaro se encontrou neste sábado 30, em Roma, com o presidente argentino, Alberto Fernández, durante a reunião do G20. O ex-capitão não reproduziu pessoalmente os ataques desferidos ao país vizinho nos últimos meses em transmissões ao vivo e em diálogos com apoiadores.
Segundo o jornal Pagina 12, de Buenos Aires, o tema da breve conversa entre os dois neste sábado foi o futebol. Em julho, antes da final da Copa América, Bolsonaro apostou em uma vitória da seleção brasileira sobre a argentina por 5 a 0. A equipe de Tite, porém, foi derrotada por 1 a 0, no Maracanã.
“Você não ligou para me felicitar pela vitória da Argentina”, disse Fernández a Bolsonaro no G20, em tom de brincadeira.
Em diversas ocasiões ao longo do governo de Fernández, Bolsonaro promoveu ataques à Argentina. No mais recente deles, aproveitou uma visita a um abrigo da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR), para fazer provocações. A força-tarefa é responsável pela recepção de migrantes venezuelanos no Brasil.
Em dado momento de seu discurso, Bolsonaro aventou a possibilidade de que a situação de calamidade em Roraima se repetisse no sul do País, em referência à crise econômica na Argentina.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


