CartaExpressa
No G20, Bolsonaro se encontra com Fernández e não repete ataques à Argentina
O futebol marcou o breve diálogo entre os presidentes


O presidente Jair Bolsonaro se encontrou neste sábado 30, em Roma, com o presidente argentino, Alberto Fernández, durante a reunião do G20. O ex-capitão não reproduziu pessoalmente os ataques desferidos ao país vizinho nos últimos meses em transmissões ao vivo e em diálogos com apoiadores.
Segundo o jornal Pagina 12, de Buenos Aires, o tema da breve conversa entre os dois neste sábado foi o futebol. Em julho, antes da final da Copa América, Bolsonaro apostou em uma vitória da seleção brasileira sobre a argentina por 5 a 0. A equipe de Tite, porém, foi derrotada por 1 a 0, no Maracanã.
“Você não ligou para me felicitar pela vitória da Argentina”, disse Fernández a Bolsonaro no G20, em tom de brincadeira.
Em diversas ocasiões ao longo do governo de Fernández, Bolsonaro promoveu ataques à Argentina. No mais recente deles, aproveitou uma visita a um abrigo da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR), para fazer provocações. A força-tarefa é responsável pela recepção de migrantes venezuelanos no Brasil.
Em dado momento de seu discurso, Bolsonaro aventou a possibilidade de que a situação de calamidade em Roraima se repetisse no sul do País, em referência à crise econômica na Argentina.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.