CartaExpressa

No Complexo do Alemão, Lula relaciona Bolsonaro a milicianos

Ex-presidente tornou a criticar os ataques de Bolsonaro aos nordestinos

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT), em comício no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira 12 apontou a relação íntima de Jair Bolsonaro (PL) com milicianos para pregar que os moradores do estado não votem no ex-capitão. No evento, o petista usou ainda os ataques de Bolsonaro a nordestinos para criticar o atual presidente.

“O ‘Bozo’ disse que ganhei as eleições no Nordeste porque o povo nordestino é ignorante. Esse cidadão não tem noção do que é o povo nordestino e o que é o povo carioca, porque a vida dele sempre foi ligada aos milicianos”, destacou Lula no início do seu discurso.

Mais adiante, reforçou: “Tenho pedido para que qualquer pessoa que tenha uma gota de sangue nordestino não vote em Bolsonaro, porque ele não serve para presidir o Rio de Janeiro, São Paulo e muito menos o Nordeste brasileiro”.

Os ataques citados por Lula foram proferidos por Bolsonaro no fim da semana passada. Em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, o ex-capitão disse que o analfabetismo do Nordeste brasileiro seria a explicação para a vitória de Lula na região no primeiro turno. Na sexta-feira, o ex-capitão tentou minimizar as declarações e culpou a esquerda pela repercussão negativa da sua afirmação preconceituosa.

Na sua participação no evento desta quarta, Lula ainda prometeu que moradores das comunidades do Rio não serão mais vítimas de operações das polícias. “Não é a polícia que resolve o problema da comunidade, é o Estado fazer o que tem que fazer [programas de] Saúde, Educação e Lazer”, defendeu.

Ainda na pauta, Lula disse que se vencer as eleições no dia 30 de outubro, irá atuar para ‘acabar com o preconceito’ criando um ministério focado na igualdade racial. Ele tornou ainda a prometer a criação de uma pasta para os povos indígenas e a recriação do Ministério da Cultura.

“A ideia de voltar a ser presidente da República é para provar para a elite que governa esse país, que outra vez, um metalúrgico vai consertar esse país. Esse povo vai voltar a comer 3 vezes ao dia e ter trabalho registrado em carteira”, enfatizou Lula em meio às promessas.

Ainda nesta quarta, Lula irá promover uma caminhada e um comício na Bahia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.